10 Sinais Que Você Precisa Começar A Procurar Emprego Logo

Você não precisa e nem deve esperar pela ameaça de uma demissão para procurar um novo emprego. Aliás, mesmo que você esteja feliz na posição que está, seu currículo deve estar sempre atualizado, principalmente a versão no Linkedin.

Por mais estável que esteja o mercado, por mais flexível que seja a sua equipe, nada garante a manutenção da sua vaga. Auditorias, mudanças de foco nos negócios e decisões da diretoria podem causar o remanejo de pessoas e você poderá fazer parte disso.

Ao menor sinal de mudanças, esteja pronto para avaliar suas opções e buscar novas oportunidades. Quer saber se está na hora de procurar novas oportunidades? Então confira a lista divulgada pela revista Forbes:

Sinais de que está na hora de procurar outro emprego

  1. Seu gerente faz uma reunião de emergência para falar sobre orçamento, escopo e responsabilidades. Se houver um questionário para responder, provavelmente a empresa vai reavaliar os cargos e salários e a importância de cada membro da equipe.
  2. Há rumores sobre demissões em larga escala. A “rádio corredor” nem sempre tem a informação certa ou mesmo completa, mas raramente está errada nesse tipo de situação. Se você ouvir alguma fofoca sobre o assunto, não ignore!
  3. Compras e contratos já aprovados são revertidos e cancelados.
  4. Vagas abertas são fechadas sem novas contratações e sem uma explicação.
  5. Estagiários, freelancers e colaboradores temporários são demitidos na mesma época, todos de uma só vez.
  6. Seu chefe e demais gerentes passam muito tempo em reuniões fechadas, com ou sem a presença de colaboradores da área de RH.
  7. Os projetos que você está desenvolvendo não seguem adiante ou você não tem resposta alguma sobre decisões que precisam ser tomadas. Os projetos também não são vetados, apenas ficam pendurados, aguardando retorno.
  8. O setor de RH começa a cortar atividades que não são essenciais, como cafés da manhã e confraternizações. Ao mesmo tempo, adquirir materiais do dia a dia fica restrito e mais burocrático, limitando o acesso às necessidades básicas do escritório.
  9. Pedem que você treine alguém com urgência para a sua função, isso sem ter nenhum tipo de aviso sobre passar parte ou todas as suas responsabilidades para um colega.
  10. Sua intuição diz que há algo errado e que a empresa está com dificuldades.

Por que esperar?

A última das razões para procurar um novo emprego logo até tem margem para o erro, ainda mais em empresas muito grandes. Ainda assim, você vai perder tempo esperando alguma confirmação?

Quando você toma decisões sobre sua carreira, precisa estar preparado para demissões e não pode se assustar ao ver essa situação se aproximando. Esteja pronto para buscar uma colocação antes mesmo de se ver na fila do seguro-desemprego.

Quanto mais flexível às mudanças você estiver, mais facilmente conseguirá se recolocar no mercado de trabalho. Se você tiver medo ou receio, menor controle vai ter sobre sua própria carreira. Sempre há espaço para novos aprendizados e uma nova oportunidade representa novas perspectivas. Vai ficar esperando?

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.