5 Dicas Para Dominar Os 5 Primeiros Minutos Na Entrevista De Emprego

Entrevista de emprego raramente é fácil. Mas você sabia que os recrutadores tendem a formar uma opinião sobre você logo nos primeiros cinco minutos?

Psicólogos afirmam que se você causar uma boa impressão nessa pequena janela de tempo, a tendência é que o restante da entrevista seja visto pelos entrevistadores com mais positividade. O mesmo acontece quando se conhece alguém novo, mesmo que você não se dê conta.

Assim, causar uma boa impressão logo de cara é muito importante para ter uma experiência positiva com um possível empregador. Desde o aperto de mão até o que você diz (e como diz) podem fazer toda diferença em como o recrutador lhe vê.

Como dominar os primeiros 5 minutos na entrevista de emprego

Em um mercado competitivo, conseguir uma entrevista já é difícil, mas não basta comparecer para garantir sua chance. É preciso causar uma ótima primeira impressão! Veja como garantir os cinco primeiros minutos de sucesso:

Vista-se para a ocasião

Sua aparência já está sob julgamento no primeiro olhar do entrevistador, então vista-se de acordo com a ocasião. Suas roupas devem ser apropriadas para o ambiente da empresa e preste atenção aos detalhes.

As peças de roupas que usar, os acessórios e até mesmo o penteado não devem ser muito ousados ou fora do que seria considerado normal naquele ambiente de trabalho. Roupas mais escuras e conservadoras costumam ser uma escolha segura.

Ah, e mais uma dica importante: evite usar perfume. O cheiro forte pode tomar conta do ambiente, o que costuma ser bem desagradável.

Cuidado com o aperto de mão

Você já apertou a mão de alguém que manteve o pulso ou a mão mole? A impressão é de que algo está errado. O seu aperto de mão diz muito sobre você!

O aperto de mãos deve ser firme e durar apenas alguns segundos. Um aperto fraco pode indicar que você se sente intimidado e não tem autoconfiança. Já um aperto forte demais pode ser desconfortável.

Tente sorrir ao apertar a mão do entrevistador e faça um breve contato visual.

Tenha modos

Sim, a sua mãe dizia isso por um bom motivo! Seja pontual e agradeça pela entrevista.

Se na ocasião o recrutador estiver sentado quando você chegar, aguarde que lhe convidem a sentar. Se demorar muito, peça licença e pergunte se você também pode sentar.

Manter a sua atenção no momento também é um sinal de boa educação e respeito. Não tenha distrações, como celular. Se você pretende tomar notas durante a entrevista, peça permissão para pegar o caderno ou tablet na bolsa ou mochila. Demonstre que você está empenhado, é tomar notas é muito bem visto.

Seja você mesmo

Recrutadores são treinados para fazer o que fazem. Se você tive respostas ensaiadas demais, que não soam naturais, suas chances serão muito reduzidas.

Preparação para uma entrevista é muito importante, sim, mas ensaiar demais pode soar como se você estivesse lendo um script (e talvez para um papel que não seja bem o seu). Ao responder às perguntas, seja honesto, natural e positivo. O recrutador certamente vai ter alguma noção da sua personalidade e sua originalidade.

Use o seu “pitch de elevador”

Em algum momento da entrevista de emprego, geralmente no início, vão pedir: “fale um pouco sobre você”. É nesse momento que seu pitch de elevador tem muito valor e pode garantir a contratação.

Se você não conseguir responder de forma sucinta e direto ao ponto, vai deixar a impressão de que você não se comunica muito bem. Falar sem muita ideia do que diz faz você parecer nervoso.

Quando terminar de responder, fique quieto, pare de falar! Esse pequeno momento de silêncio indica que você já deu o seu recado e que a entrevista pode seguir adiante.

Não se preocupe com a perfeição

Se você achar que não causou a melhor impressão que poderia nos primeiros cinco minutos, relaxe, nem tudo está perdido! Apenas mantenha-se focado no momento, sem nervosismo ou ansiedade. Use essa oportunidade para reforçar as qualidade que você tem a oferecer para a empresa.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.