5 Perguntas de Entrevistas de Emprego que Assustam Candidatos

Procurar emprego atualmente leva profissionais a situações estranhas. Os candidatos precisam estar prontos para quase qualquer coisa. Às vezes parece ser loucura o que os entrevistadores perguntam a candidatos numa entrevista de emprego.

Entrevistadores estão lançando perguntas como, “Por que as tampas de bueiro são redondas?” Ou “Que super-herói você gostaria de ser?” Parecem perguntas bobas, mas há uma razão séria por trás delas.

Os empregadores são mais cautelosos, e agora estão levando quase o dobro do tempo para decidir uma contratação em relação a 2010. Isso é porque os erros de contratação são caros. Um processo de entrevista difícil – com perguntas destinadas a obter respostas pensativas e honestas – é mais uma ferramenta para filtrar os candidatos.

Uma linha criativa de perguntas pode produzir entendimentos mais valiosos do que o padrão “me fale sobre você”. Eles esperam aprender como você se dá bem com os outros, como você resolve conflitos e aborda problemas difíceis, se você se encaixa com a cultura e como você lida com o inesperado.

Então, agora que você sabe que há um método para essa aparente loucura, aqui estão alguns tipos de perguntas que você pode encontrar.

Trabalho em equipe

“Imagine que você está em um navio e o capitão cai ao mar. Como você lidera a tripulação para trazê-lo de volta ao barco?”

Uma pergunta como esta pode ser chocante no início, porque você deve primeiro colocar-se nesta situação hipotética estranha (e espero que você não tem medo de água 🙂 Sua resposta irá demonstrar se você prefere trabalhar por conta própria ou se sente confortável trabalhando com outros em uma situação de alto estresse ou equipe ágil, bem como a sua vontade de assumir um papel de liderança.

Motivação

“Você prefere ganhar no Banco Imobiliário ou War?”

Esses tipos de perguntas procuram descobrir o que te motiva. Você escolheria o jogo que requer preparação e estudo prévios, ou aquele que requer aventura no desconhecido? Como qualquer pergunta, esteja pronto para responder o “por quê?” que invariavelmente virá a seguir.

Lógica

“Quantas bolas de basquete você acha que cabem nesta sala?”

Seu primeiro pensamento pode ser que o entrevistador realmente deve gostar (muito) de basquete. Mas, ele realmente quer ver o quão bem você toma decisões rápidas, analisa a situação e resolve problemas. Se os números não são seu forte, não entre em pânico – o entrevistador espera que você leve um pouco mais de tempo para formular sua melhor estimativa. Mas nunca faz mal praticar suas habilidades de estimatativa, apenas no caso de receber uma pergunta dessa na entrevista.

Tomada de decisão

“O que você faria se você apenas herdou uma pizzaria de seu tio?”

Você pode ficar chocado ao descobrir que você ainda tem um tio, muito menos sua própria pizzaria. O entrevistador quer saber como você aborda oportunidade, o quanto você se adapta a novas situações e seu apetite por risco. Ele quer ver um linha de pensamento ordenada e evidência que você sabe tomar decisões. Não importa o seu papel ou experiência, seria bom discutir a necessidade de entender a situação do negócio antes de tomar qualquer ação.

Personalidade

“Qual é o seu espírito animal?”

Uma pergunta como esta certamente pode pegá-lo desprevenido. No nível mais simples, o entrevistador pode procurar uma faísca de criatividade e vontade participar do jogo (se o seu primeiro instinto é fazer piada da questão, que pode apontar para uma incompatibilidade de cultura). Ele quer descobrir como você se vê, e sua resposta pode simbolizar onde você se vê na cadeia alimentar corpotrativa. Ele também pode estar procurando por evidências de como os outros pensam sobre você.

Lembre-se que muitas vezes não há respostas certas ou erradas a muitas dessas perguntas, por isso basta responder honestamente usando o melhor da sua capacidade.
Mesmo que você fique temporariamente perplexo, não permita que uma pergunta dessa te deixe com medo, porque a pior coisa que você pode fazer é se recusar a jogar o jogo e não responder à pergunta. Você pode sempre dizer: “Ok, deixe-me pensar sobre isso.” Em seguida, use essa pausa para conseguir algum tempo para formular sua melhor resposta.

Se você puder aceitar cada pergunta como um desafio e também uma oportunidade para descobrir algo novo sobre si mesmo, você pode até desfrutar de uma contratação.

Eu vou fazer uma palestra online (e gratuita) onde vou explicar melhor as 3 táticas que você pode usar para ser chamado para entrevistas e conseguir o emprego que deseja.

» INSCRIÇÕES AQUI «

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.