8 táticas infalíveis para conseguir um novo emprego

Quem está procurando emprego no mercado de trabalho, sabe que a concorrência está grande, e apesar de enviar muitos currículos, fazendo contatos com pessoas influentes e pedindo para conhecidos lhe indicarem, ainda assim não consegue nenhum retorno positivo de recrutadores.

Sabe por quê? Porque você não se empenha o suficiente.

Eu explico…

É claro que há muitas coisas que você não pode controlar sobre um processo de contratação, como filtros automáticos dos sites de vagas ou um recrutador preguiçoso que lê apenas os 10 primeiros currículos recebidos.

Mas você pode (e deve!) controlar o esforço que empenha em buscar oportunidades. Não culpe sistemas que falham, aceite que eles existem e trabalhe para ultrapassar esses obstáculos. Comprometa-se a fazer mais do que a maioria dos candidatos fazem e prepare-se para se destacar! Essa é a estratégia infalível para ser contratado.

‘O esforço supera o talento'

Quando li isso em um livro sobre sucesso, essa frase ficou marcada na minha cabeça pra sempre. Quando eu perdia uma oportunidade eu dizia pra mim “Perdi para alguém melhor do que eu”. Ou pior, quando eu já sabia que havia alguém melhor do que eu competindo pelo o que eu queria, já desanimava e nem me empenhava tanto. Resultado? Fracasso 🙁

Eu aprendi que o esforço que colocamos na busca de um único objetivo é mais forte do que aquele profissional com 28 certificados, é mais forte do que aquele cara que conhece alguém dentro da empresa que eu quero entrar, é mais forte do que qualquer objeção que você tenha na sua cabeça que te diga porque você não pode conseguir algo.

Então se você realmente quer o emprego dos seus sonhos, isso é possível sim. O fundamento é o seu esforço, e em cima disso você adiciona as táticas que fazem o seu esforço render um bom resultado, ou seja, a conquista do seu admirável emprego novo.

Separei 8 das melhores táticas pra você:

Escolha onde você quer trabalhar

Parece óbvio, né? Mas tem muita gente enviando currículos como se não houvesse um amanhã. Enquanto a ideia de atirar para todos os lados pode parecer interessante estrategicamente, na prática ela não é.

Ao entrar nessa lógica furada, você acaba sendo mais um dos 185 currículos que a empresa recebeu, sem ter tido tempo de desenvolver uma boa apresentação e otimizar seu currículo para as necessidades daquela vaga. Ficar em evidência aos olhos do recrutador exige tempo e empenho.

Então foque seus esforços naquelas oportunidades nas empresas que você realmente tem interesse.

Conheça a empresa

Agora finja que eu sou o recrutador responsável pela vaga. Você me diz que adoraria trabalhar na minha empresa, mas quando eu pergunto ‘Porque?', você responde algo muito ruim, como “adoraria ter meu contra-cheque assinado por vocês”.

É impossível ter um real interesse numa empresa ao invés de outra se você não sabe nada sobre ela. E quem te entrevista percebe isso. Essa é a diferença entre apenas querer um emprego e querer uma oportunidade de carreira.

Converse com amigos, conhecidos, gerentes e até mesmo com os colaboradores da empresa. Busque saber o que ela divulga nas redes sociais, o que sai na mídia e tudo que puder sobre a sua história e como você pode se encaixar nela.

Comece com o pé direito

Muitas organizações encaram treinamentos como um mal necessário. Isso porque treinamentos tomam tempo, dinheiro e esforço. Uma contratação assertiva pode ser produtiva imediatamente se a necessidade de treinamento for reduzida ou até mesmo extinguida.

É claro que não é preciso saber tudo sobre tudo para começar com o pé direito, mas ter um retorno rápido no investimento (em você) com certeza deixa uma boa impressão para a empresa.

Antes mesmo de ser contratado, deixe claro que suas habilidades podem trazer contribuições valiosas para o negócio.

Não diga, mostre

Palavras têm peso muito pequeno quando são comparadas com ações. Então prove que você realmente entende daquilo que está falando!

Se for um programador, mostre aquele app que desenvolveu em seu tempo livre. Se busca uma vaga na área de vendas, crie um plano para alavancar os lucros em um mercado pouco explorado. Mostre como você venceria os desafios do seu novo trabalho.

Parece justo você chegar na entrevista tendo gasto seu tempo com a empresa mesmo que ainda não seja contratado? Talvez não. Mas táticas como essa colocam qualquer candidato em uma posição de vantagem em relação a outros.

Use referências como alavanca

Dizem que os negócios giram em torno das relações. Use as suas relações bem sucedidas como alavanca para conseguir a vaga. Peça para que conhecidos lhe apresentem pessoas influentes na empresa ou no mercado em que deseja trabalhar.

Tire um tempo para conhecê-las e conseguir que elas indiquem você para determinadas oportunidades. Além da possibilidade de pular etapas no processo seletivo, você também tem sua confiança elevada ao ser recomendado por alguém que admira.

Bata à porta

Não espere muito tempo pela ligação para a entrevista. Também não precisa esperar uma vaga abrir na empresa que quer trabalhar. Se você já sabe sobre o negócio e tem certeza de que pode adicionar muito à equipe, converse com alguém que trabalha lá.

E se você pensa que isso não funciona, pense de novo. Contanto que consiga mostrar os benefícios que pode trazer para a dinâmica de trabalho, você terá a atenção da equipe de RH.

Seja assertivo

Existem muitos recrutadores e entrevistadores ruins por aí. Principalmente em negócios pequenos. Nesse caso (ou em qualquer um, na verdade) seja direto: explique o que pode fazer pela empresa, descreva sua trajetória profissional e mostre os benefícios que a organização terá em contratar você.

Se quiser saber o que evitar na entrevista de emprego, dê uma olhada nessas sugestões aqui.

Peça uma oportunidade

Se você tem certeza do que quer (e se chegou neste ponto do texto, provavelmente você tem) peça uma oportunidade na entrevista! Você não tem nada a perder se fizer isso do jeito certo. E para ganhar? Bem, você pode ser contratado na hora.

Se você trabalhou com empenho para se destacar com as dicas anteriores, você realmente tem grandes chances de ser ouvido ao pedir por uma vaga. Pensa que é muito trabalho para conseguir um emprego? Talvez seja, mas você com certeza já deve ter reparado que fazer o que todo mundo faz não traz vantagem alguma.

Invista em fazer diferente para estar um passo à frente de outros candidatos. Suas chances vão certamente aumentar, e muito!

Superando a maioria…

Agora eu quero te convidar para você reservar uma hora no seu tempo. Uma hora dedicado a assistir uma aula que pode te separar da maioria que está buscando por emprego. Veja aqui como fazer isso.

Sucesso!!!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.