Você não tem nada a perder numa entrevista de emprego

Levante a mão se a ideia de passar por uma entrevista de emprego já te deixa nervoso. Agora pode baixar a mão, porque é completamente natural se sentir intimidado quando precisa passar por um processo seletivo. Praticamente todo mundo se sente assim.

Olhando pelo lado bom da situação, cada entrevista é uma oportunidade de vencer seu medo e se posicionar estrategicamente como a pessoa certa para uma vaga. Pense na entrevista como um jogo, onde a pessoa mais preparada vence.

Na maioria das vezes não é a pessoa mais qualificada que acaba sendo contratada, e sim quem agrada mais os recrutadores e quem demonstra ter o perfil que se encaixa na cultura da empresa. Então como ser essa pessoa e ainda estar tranquilo e calmo durante a entrevista?

Quem você contrataria?

Imagine que você precisa escolher entre alguém muito qualificado porém arrogante e desleixado ou uma pessoa inteligente e comunicativa. Fora situações muito específicas (como ao escolher um cirurgião), se a segunda pessoa tem potencial para ser treinada ela é a melhor escolha.

Avaliando essas opções é fácil perceber que se um processo seletivo é um jogo, então existem estratégias para vencê-lo. E se você souber se posicionar você será o campeão, independente da sua idade, nível de formação ou outras barreiras que você mesmo criou.

Melhor que a média

Ainda pensando na seleção como um jogo, é preciso ter em mente que você não sabe nada sobre outros competidores. Tendo isso em mente, você precisa se esforçar para ser melhor que a média. Ou, ainda, melhor do que foi na última entrevista.

Em um lugar cheio de oportunidades, é a excelência que tem vantagem, por isso dê o seu melhor! Se você conseguir se destacar dos outros concorrentes, você pode conseguir tudo aquilo que deseja, inclusive vender a si mesmo em uma entrevista de emprego com muita autoconfiança.

A atitude essencial para o sucesso

Além de se preparar para uma entrevista, você precisa de mais uma coisa: atitude positiva! É fácil se sentir desencorajado, negativo ou mesmo autodepreciativo em um momento de transição. E pior: muitas vezes as pessoas não percebem que estão sendo negativas com elas mesmas.

A atitude positiva é indispensável não só para conseguir uma oportunidade como para ter sucesso em qualquer aspecto da vida. Ver o copo meio cheio é um caminho para desenvolver sua capacidade de reagir bem em situações adversas.

Você realmente não tem nada a perder

Ser positivo é muito bom, mas infelizmente essa atitude nem sempre acaba com o medo. Mas já parou pra pensar que você não é quem precisa sentir medo? É claro que existe algo a perder em uma entrevista, aquela oportunidade por exemplo. Mas você estaria apenas perdendo algo que nunca foi seu.

É aquela história de que “o não você já tem”. Se você encarar cada entrevista como um treino, então você está praticando para o momento em que vai ser o escolhido em um processo seletivo.

Foque na atitude positiva para mostrar a sua melhor versão para os recrutadores e mantenha a mente aberta aos questionamentos propostos. O resultado de ser positivo em uma situação não ideal é que o seu sentimento em relação à rejeição para o cargo vai ser outro.

Enquanto uma pessoa pode ficar intimidada por uma pergunta e se fechar totalmente, podendo perder o foco do pensamento e ficar tão nervoso que chega a suar, outros podem levar tudo numa boa e responder de forma agradável. Quem sabe até rir de uma situação embaraçosa e mostrar seu lado mais flexível e amigável ao entrevistador.

A verdade é essa, você não tem nada a perder. Você sempre ganha experiência quando participa de um processo seletivo. A cada chance você se prepara melhor para a próxima. O pior inimigo que você pode ter é o sua atitude negativa, então mantenha-se longe dela.

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.